Sobre o MJSMI

Criado em 1989 em Santa Maria de Itabira, interior de Minas Gerais, por um grupo de casais que se encontrava para escutar a Palavra de Deus e vivê-la. Eles participavam dos Encontros de Casais e, cheios de entusiasmo, queriam ajudar as famílias e a juventude.

Com muito suor e doação de pessoas de boa vontade, naquele sábado 29 de abril, às 7 horas da manhã, saindo da Cantina Tia Eliana para a Fazenda das Piteiras, os jovens tinham no rosto um sorriso, no peito um crachá, um violeiro para animar… na mala roupas, tênis, bola, baralho, calção para nadar. Pensavam aqueles primeiros encontristas que iriam descansar e divertir um final de semana em uma fazenda, mas Jesus estava lá querendo nos ENCONTRAR!

Nasceu ali, naquele curral, um Amor mais forte por Ele e aí começa a história. E como André e Filipe, Pedro, João e Tiago, Mateus… quando O encontraram, O seguiram e transformaram suas vidas e a de milhares de outros.

 

É IMPOSSÍVEL NÃO FAZER DE TI MEU IDEAL

 

Aconteceram o 2º Encontro, o 3º, assim por diante, e aqueles Encontros terminavam sempre em uma explosão de alegria! Recebemos então um convite para levar essa alegria até os confins do mundo que para nós, era Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha. Por bons anos era lá a nossa Escola de simplicidade, de comunhão e partilha, de solidariedade e fé.

Eles nos acolhiam com se fôssemos o próprio Jesus e nesse laço divino nos envolvemos até hoje, mesmo a centenas de quilômetros de distância. E dali encontramos em Jacinto, Almenara, Palmópolis, Joaíma, Jequitinhonha, Felisburgo… com jovens de todo o Vale do Jequitinhonha. São 23 anos de estrada.

 

IRÁ CHEGAR UM NOVO DIA, UM NOVO CÉU, UMA NOVA TERRA, UM NOVO MAR

 

Itabira passou a integrar o Movimento Jovem uma vez que boa parte dos encontristas era da cidade vizinha. Jovens inteligentes, maioria universitários, muitos já atuantes nas paróquias e em outros grupos. Com eles o Movimento cresceu e multiplicou dons.

Em Itabira tomamos mais consciência que pertencemos a uma Diocese e que não podíamos caminhar sozinhos, que somos discípulos missionários de Cristo a serviço da Igreja, nos engajando assim nas pastorais sociais e no trabalho vocacional. Começamos a visitar os seminaristas, participar das Ordenações. Eles nos ensinavam Bíblia, Liturgia, Comunicação e em tantas experiências bonitas, cresceu em nós o respeito e o valor por cada pessoa que consagra a sua vida.

 

POR ISSO VEM, ENTRA NA RODA COM A GENTE

 

São Domingos do Prata, Peçanha, Itambé, Carmo e Ipoema, Iúna, Arcos, Lagoa da Prata, São Sebastião do Maranhão, Mesquita, São Gonçalo do Abaeté, Itambacuri…

Em 1999, aconteceu na Paróquia Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira, a Missão de Férias organizada pela CMV – Comunidade Missionária de Villaregia – e com o testemunho dos missionários nos sentimos chamados a seguir com eles além fronteiras. Já são 15 os anos dessa comunhão: somos mais que amigos, somos irmãos! Monjolos e Santo Hipólito, Serro, Presidente Juscelino, Jacinto e Santo Antônio do Jacinto, São Domingos do Prata, Itamarandiba, Carbonita, Peçanha e Cantagalo, Belo Oriente, Ferros, Itabira, Itaguara, Oliveira, Lagoa da Prata…

Junto aos missionários aprofundamos a Palavra. Buscamos formação humana, afetiva, pastoral e social. Através de tantos Encontros, Missões e iniciativas de evangelização, nos unimos para realizar o sonho de Deus.

 

SEJAMOS UM PARA QUE O MUNDO CREIA

 

Maio de 2007. Papa Bento visita a Fazenda da Esperança: coisa de Deus! E do Frei Hans! E ali, num inesquecível momento, fomos nomeados pelo próprio Papa “Embaixadores da Esperança” e daí em diante nossos olhos se abriram e reconhecemos Jesus nos flagelados pela droga, álcool, violência… e a luta de tantas famílias se tornou também a nossa. Estamos sempre na Fazenda, mas trabalhamos para que os jovens não cheguem a precisar dela.

 

COISA DE DEUS É A FAZENDA DA ESPERANÇA

 

Na Fazenda também conhecemos a Dra Renate Jost, criadora do método ADI (Abordagem Direta do Inconsciente) que nos ensinou com sua vida que a solução para todos os problemas do mundo é o AMOR! Divulgando a ADI, nos tornamos positivadores e encontrando nosso núcleo de luz, passamos a irradiar a luz de Cristo para os que vivem na escuridão.

 

SIM EU QUERO, QUE A LUZ DE DEUS QUE UM DIA EM MIM BRILHOU

 

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” falou Jesus e o Papa Francisco, convocando todos os jovens para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.

“Jovens, a Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem!”

 

JÁ ACONTECEU, JÁ SE ESPALHOU, A SEMENTE FOI LANÇADA E GERMINOU

 

2014, 25 anos. O Movimento se espalhou em algumas Dioceses, em muitas cidades e em milhares de corações. Mais de 15.000 jovens já passaram pelos Encontros. E você que está lendo agora? Se fosse hoje seu encontro com Deus e Ele te perguntasse: o que você fez com o amor que eu coloquei em seu coração? O que responderia?

 

VALE A PENA DEIXAR TUDO PARA TE SERVIR

 

Essa é a história do Movimento Jovem de Santa Maria de Itabira, até o Grande Encontro edição 2014.

 

 

E a partir dele, uma nova etapa começa para todos nós, a partir da resposta à pergunta:

NO QUE AVANÇAMOS?